Advertise Here

Projetos

- Another Blogger Blog's

Dinossauros: A terra dominada por gigantes

Os dinossauros foram as criaturas mais misteriosas que já habitaram a Terra. Nenhum ser humano pôde conviver com esses répteis, pois ainda não existia naquela época. Mas eles nos deixaram inúmeras pistas para que possamos entender como viveram e imaginar como eram. A todo momento aparecem novos vestígios, evidências e teorias sobre os dinossauros e seu modo de vida. E esse é um dos principais motivos que tornaram esses enormes répteis tão interessantes.
Os primórdios da Terra 
Como já vimos anteriormente, a história do mundo é dividida em eras, longos períodos de tempo determinados pelas mudanças mais importantes nas paisagens do nosso planeta. Os dinossauros viveram na Era Mesozóica, entre 230 milhões e 65 milhões de anos atrás. Ela se divide em três períodos: o Triássico, o Jurássico e o Cretáceo. No início do período Triássico, havia uma só massa de terra, ou continente, chamado Pangéia. Durante o Período Jurássico, há 180 milhões de anos, ela começou a se dividir, originando dois continentes: a Laurásia e a Gondwana. Já no Cretáceo, mais divisões ocorreram e, ao final desse período, a Terra já era bem parecida com o que é hoje. A diferença é que a região onde ficam os Estados Unidos era ligada à atual Europa.
O Período Triássico 
Ocorreu entre 230 milhões e 195 milhões de anos atrás. O clima no planeta era mais quente e chuvoso do que hoje. Mesmo assim, existiam vários desertos quentes e secos. Também havia inúmeras florestas. No chão delas, estavam as samambaias. Já nos locais não tão úmidos a paisagem era de árvores coníferas e cicadáceas. Foi no Triássico que apareceram os primeiros dinossauros e também os pequenos mamíferos. Muitos répteis já habitavam a Terra.
O Período Jurássico 
Nessa época, entre 195 milhões a 135 milhões de anos atrás, o clima na Terra era ainda mais quente e úmido do que no Triássico. Com isso as florestas se encheram de plantas. Os imensos dinossauros herbívoros apareceram, pois havia bastante alimento. Surgiram também os grandes crocodilos. Já os mamíferos continuavam pequenos. Nesse período, nasceram os primeiros répteis voadores, os Pterossauros.
O Período Cretáceo 
Foi no Cretáceo, que começou há 135 milhões de anos, que apareceram as primeiras plantas com flores, como as roas e magnólias. Árvores grandes formavam as florestas. Surgiram os Pterossauros mais evoluídos, e os mamíferos ainda mantinham-se pequenos. O término desse período aconteceu há 65 milhões de anos, marcando também o fim dos dinossauros.

Lagartos terríveis
A palavra dinossauro significa “lagarto terrível” e teve origem no idioma grego. Quem deu esse nome foi o professor inglês Richard Owen, em 1842, porque achava que os dinossauros fossem parecidos com os lagartos. Os que andavam sobre duas patas chamavam-se bípedes e os que se apoiavam sobre quatro patas eram quadrúpedes. Carnívoros eram aqueles que se alimentavam de carne e herbívoros os que só comiam plantas e folhas.
Os maiores e os menores 
Sabe-se hoje que existiam quase 1.000 espécies de dinossauros. Algumas eram gigantescas, podendo alcançar até 40 metros de comprimento, e pesavam mais do que dois aviões juntos. Em compensação, outras não passavam do tamanho de uma galinha. Nove em cada dez dinossauros eram herbívoros.

Enormes répteis
Todas as pesquisas realizadas até hoje indicam que os dinossauros pertenciam à família dos répteis, que são os animais com a temperatura do sangue controlada pela temperatura ambiente. Assim, no tempo quente o sangue deles se aquecia. Se estivesse frio, os répteis ficam frios. Alguns cientistas afirmam que determinados dinossauros podiam ter sempre o sangue quente. Isso porque após estudarem o fóssil do coração de um dinossauro encontrado em 1993, chegaram à conclusão de que ele é muito parecido com um coração humano.
Como nasciam
Como todos os répteis, os dinossauros nasciam de ovos. Depois do acasalamento, as fêmeas punham seus ovos em buracos na terra, geralmente perto de lagos ou rios. Os bebês se desenvolviam lá dentro, até a hora de nascer, quando quebravam a casca, bem grossa. As cascas dos ovos tinham pequenos furinhos, para que o ar pudesse entrar. Por incrível que possa parecer, mesmo os ovos dos dinossauros gigantes não eram tão grandes, mediam no máximo 30 centímetros.
Os temidos carnívoros
Os dinossauros carnívoros, principalmente os violentos canibais, eram os que mais medo despertava nos pequenos mamíferos e em dinossauros herbívoros, que quando não tinham como se defender acabavam devorados. Outros carnívoros, porém, não eram canibais, mas necrófagos, ou seja, se alimentavam da carne de dinossauros mortos.
O Alossauro  
Dinossauro dos mais ferozes, media até 12 metros de comprimento. Por causa de seu enorme tamanho, o Alossauro necessitava de muita comida. Caçava dinossauros herbívoros e também comia retos de animais mortos. Além de quatro garras pontudas nas patas traseiras, e mais três nas “mãos”, o Alossauro possuía dentes afinadíssimos e uma cauda extremamente forte, que usava para chicotear seus oponentes. Ela servia também como ponto de equilíbrio.
O Albertossauro 
Recebeu esse nome porque seus primeiros fósseis foram encontrados em Alberta, no Canadá. Era bípede e menor que seu parente Tiranossauro, porém mais veloz. Seus dentes tinham forma de faca, suas patas traseiras possuíam quatro garras e as dianteiras eram dotadas de mais duas, todas elas afiadas. Suas vítimas, geralmente pequenos dinossauros herbívoros, pouco podiam fazer quando atacadas.
O Velociráptor 
Um dos mais velozes e inteligentes dinossauros. Mesmo medindo 1,80 metros de comprimento e 1 metro de altura, era muito temido por pequenos mamíferos da época e por alguns dinossauros herbívoros. E não era só por causa de seus dentes: ao atacar, utilizava uma de suas patas traseiras, com uma garra voltada para dentro, para cortar suas presas. Para se equilibrar, mantinha a cauda apoiada no chão.
O mais feroz de todos
O Tiranossauro foi o maior de todos os carnívoros, chegando a medir 14 metros de comprimento. Seu nome científico é Tyranossaurus rex e significa “rei tirano dos répteis”. Eram poucos os dinossauros que conseguiam fugir de um dos mais eficientes caçadores que já existiram. Menos ainda eram os que ousavam enfrentá-lo.

Coleção De Olho no Mundo – Revista Recreio – nº 14 – pág. 8 a 15

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Quem sou eu

Minha foto
Professora do Ensino Fundamental I da rede particular de ensino de Uberlândia-MG. Esse blog tem por finalidade divulgar os projetos que vem sendo desenvolvidos com minhas turmas desde Abril/2010.